Tuesday, October 03, 2006

EAD e Formação de Professores


Hoje, em busca de soluções para a grave realidade do setor de educação pública ou particular no Brasil, em meio às rodas acadêmicas, a formação continuada do profissional professor está sendo exaustivamente debatida. Trata-se de uma: “concepção de educação como um processo permanente em que ‘o saber se faz através de uma superação constante’ e que concebe tanto os professores quanto os alunos como aprendizes contínuos, ‘sujeitos de sua própria educação’”. Há sete anos atrás, período da criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), encontrava-se um número alarmante de professores leigos no Brasil, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Hoje podemos notar a gradativa queda desse número em razão dos diversos programas e modalidades voltados para a formação do professor. Em 1991 apenas 35% dos docentes eram mestre e doutores. Em 2002 esse número elevou-se para 54% dos docentes, representando um aumento, entre 1991 e 2002, de 155% no número total de docentes mestres e doutores. Essa melhora pode ser atribuída a LDB que aumentou as exigências de formação. O grande instrumento propulsor desses programas que já entraram ou que estão para entrar em ação é, sem dúvida, a possibilidade de utilização das novas tecnologias de informação, muitas vezes consideradas high tech. “Muitos educadores tradicionais continuam achando que o computador é simplesmente mais uma promessa tecnológica que não vai alterar a forma pela qual as pessoas trabalharão e aprenderão no futuro. [...] Talvez leve uma década ou mais para as conclusões desse estudo chegarem até o último professor de sala de aula no lugar mais remoto de nosso país”. O professor tem tido muitos motivos para procurar manter-se a par de tantos conceitos novos que estão surgindo. É um reboliço, um momento de ebulição no qual não se pode perder de vista o objetivo de cada um. Entretanto, é preciso saber que não se trata de situações ilhadas, reservadas, a formação continuada é uma necessidade atual geral, o professor hoje deve, não só especializar-se, como se capacitar para a profissão através de uma formação de boa qualidade e contínua, que minimize o impacto causado pela velocidade das mudanças que afetam o comportamento e a vida do cidadão. Muitos educadores mencionaram sobre a necessidade de interação, seja do aluno em seu meio, seja do aluno X professor, seja aluno X aluno. A educação continuada deve ser entendida como a educação que se renova, adequando o exercício da docência às exigências de um mundo que se transforma a cada instante. A Educação a Distância (EAD), cujo mérito de difusão deve-se à Europa (França, Espanha, Inglaterra) que criou modelos educacionais levados para outros lugares pelos Centre National de Enseignement a Distance, Universidad Nacional de Educación a Distancia e Open University, vem se mostrado uma excelente alternativa para a formação continuada em todo o mundo. “O setor educacional que mais cresce mundialmente é o de aprendizagem a distância, uma abordagem bastante antiga, mas que está recebendo uma nova vida com a chegada das novas tecnologias de comunicação, com seu poder desestabilizador, e com as novas exigências de capacitação humana numa sociedade de conhecimento.” Considerando que hoje, apenas 8% dos brasileiros de até 24 anos fazem curso de graduação (na Argentina e Chile, 30% cada, Reino Unido, 40% e Estados Unidos, 55%), para elevar essa porcentagem para 30%, conforme anunciou ser sua meta o atual presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o Professor Doutor Fredric Michael Litto afirmou que só será possível com o exercício da EAD, pois “O país não tem dinheiro para construir tanta sala de aula capaz de atender a essa demanda” A implementação da Educação a Distância pode ocorrer preservando-se todas as características da Educação Presencial, inclusive utilizando-se dela. Uma forma não é melhor ou pior que a outra, apenas diferem e podem se complementar. Não obstante, a EAD requer equipe multidisciplinar, criativa e autônoma, bem como recursos tecnológicos e, certamente ocupa um amplo espaço de difusão de conhecimentos onde um leque de possibilidades educacionais se abre e se multiplica, superando as barreiras físicas do ensino presencial. Por fim, a Educação a Distância se mostra, sem dúvida, como um instrumento valioso para a formação continuada do professor que, por sua vez, tem se mostrado uma boa saída para os problemas educacionais brasileiros.

http://www.icoletiva.com.br/icoletiva/secao.asp?tipo=artigos&id=83 - acessado em 03/10/06

Questão: Por que a EAD (principalmente para o professor) não pode ser considerada um modismo nem uma modalidade "inferior" de educação?

14 Comments:

At 6:58 AM, Anonymous Anonymous said...

E de fundamental importancia o professor especialzar-se atraves de capacitacão de qualidade, para que seus alunos não superem o professor no uso de tecnologias que a cada momento há um maior avanço na tecnologia. Por isso os cursos de formação de professores em Ead, não pode ser levado como modismo nem uma coisa passageira, mas será o futuro da educação, hoje não émais possivel imagina a e educação sem a EAD.

 
At 7:12 AM, Anonymous Anonymous said...

Ainda existe no Brasil um grave problema em se tratando de educação, tanto no setor público quanto no privado. Pensando que a educação diz respeito a um processo de construção permanente do saber, tanto para o professor com para o aluno, torna-se essencial investir na formação continuada desse profissional.
Devido ao alto culto de investimento para disponibilizar-se cursos presenciais, utilizar-se da EAD é uma grande possibilidade para suprir essa deficiência, buscando no menor prazo de tempo suprimir as carências existentes.
Para implementar a EAD serão necessários alguns requisitos, como por exemplo: uma equipe multidisciplinar competente,com habilidades específicas, criativa, autônoma e recursos tecnològicos para viabilizar esse tipo de ensino, que com certeza promoverá uma formação continuada de qualidade.

 
At 7:16 AM, Anonymous Anonymous said...

A educação a distância vem se tornando uma opção importante dentro dos espaços educacionais como uma nova concepção de ensino, dando oportunidade a todos que não tiveram oportunidade de tê-lo.

A EAD fcilita a formação continuada de professores e de qualquer profissional que desja ter uma boa base para continuar a sua caminhada em direção a um aprendizado consciente, crítico e autônomo. Pois, essa é uma nova modalidade de ensinar e aprender sem que haja barreiras de lugar, de tempo e de trabalo, com encontros ocasionais, sem a necessidade de interromper as outras atividades do quotidiano dos alunos.

O nível de ensino oferecido por um curso em EAD contempla e inclui todos os aspectos didáticos e metodológicos do processo ensino-aprendizagem de qualquer curso presencial. OS conteúdos são trabalados de forma articulada e complementar, permitindo a formação continuada, de forma autônoma, do cursista em termos de conteúdo próprio, e complementar em relação aos demais cursos prenciais.

Então, a EAD surge como forma de gerar condições para que todos os professores tenham acesso à educação tentando criar a estratégia da inclusão social principalmente para aqueles que não foram preparados de forma satisfatória pelos meios tradicionais de ensino oferecido hoje pela maioria das escolas e universidades do país.

 
At 7:21 AM, Anonymous Anonymous said...

Sendo a EAD um sistema que procura direcionar diversos tipos de conhecimentos, proporcionando o desenvolvimento do ensino-aprendizagem entre os agentes dessa ação(aluno e professor), e diante da busca pela melhoria da educação brasileira atual, a EAD torna-se indispensável para o profissional da educação, pois sem dúvida alguma ela será a mola mestra da evolução da educação em nosso país, haja vista que se mostra como um instrumento valioso para a educação continuada do professor, que por sua vez tem se mostrado uma boa saída para os problemas educacionais brasileiros.

 
At 7:22 AM, Anonymous Anonymous said...

Atualmente, o professor deve priorizar a EAD como um mecanismo promissor na área educacional e não como modismo ou modalidade inferior de educação, pois há uma necessidade de formação continuada para o seu aperfeiçoamento e prática pedagógica, pautada em boa qualidade e otimização de tempo que deve ser renvoada e adequada ao mundo em cosntantes transformações para atender os avanços tecnológicos e educacionais presentes hoje na sociedade atual.

 
At 7:25 AM, Anonymous Anonymous said...

O mundo está mudando. Mudando de forma muito veloz. Muitas regiões, no entanto, continuam a enfrentar desafios de ordem social inaceitáveis se compararmos com o desenvolvimento que a ciência e a técnica atingiram. Políticas públicas que busquem dar conta destes desafios são anunciadas, principalmente para as área de educação e saúde.

Na educação, hoje - mais do que nunca - recorre-se às idéias da educação a distância e da formação continuada como sendo a solução para os graves problemas que ainda enfrentamos. A ênfase, na maioria das vezes, está em aspectos quantitativos. Discute-se o fim da escola e do professor. O professor é colocado em xeque. Sua formação é deficitária. Também o seu salário. Também são precárias as condições da escola. O desafio está posto. A idéia aqui é levantar alguma questões e, principalmente, polemizar sobre qual deve ser a formação dos professores num momento como este. Como a própria conferência estadual se propõe, buscar refletir um pouco mais sobre os desafios para o professor do terceiro milênio.

 
At 7:27 AM, Anonymous Anonymous said...

A formação de professores é um processo contínuo para a educação pública e particular, presente ainda mais com a chegada das novas tecnologias demosntrando que os professores devem especializar-se e capacitar-se para a sua profissão com uma formação de qualidade, procurando inovar-se com a EAD, como um meio possivel e oportuno de adquirir conhecimentos novos.

 
At 7:35 AM, Anonymous Anonymous said...

A EAD não é algo passageiro como ocorre com as formas de modismo, mas uma forma de aprender à aprender num espaço mais amplo de conhecimentos.
A EAD não pode ser considerada como modismo porque já existe há mais de um século e tem marcado sua presença fazendo o uso de várias tecnologias, possibilitando a inovação dos procedimentos de ensino.

 
At 7:39 AM, Anonymous Anonymous said...

O professor brasileiro deve ter um olhar carinhoso para a EAD que ao contrário do que se imagina trata-se de uma modalidade de ensino que visa dotar a sociedade de conhecimentos significativos que conduz a transformar a sociedade e mudar o quadro estatistico atual que ora é registrado em nosso país. Esta mudança a que me refiro está acontecendo de maneira muito tímida.
Verifique os dados. No Brasil na faixa etária de 24 anos apenas 8% possui curso de graduação, enquanto que na Argentina e no Chile cuja população nesta faixa atinge 30%, no Reino Unido 40% e nos EUA 55%, com base nestes dados nos certificamos da necessidade de um novo olhar para a EAD.

 
At 10:48 AM, Anonymous Anonymous said...

Não é modismo porque é uma concepção que veio para ficar. O ensino ainda carrega muito de tradicional numa sociedade dinâmica e de novos desafios e mudanças freqüentes. As habilidades e competências exigidas hoje fazem com que profissionais estejam sempre na busca de uma melhora. Com o profissional da educação não é diferente. Os conteúdos continuarão existindo, apesar de atualiza-los freqüentemente. A educação formadora através da EAD não inferioriza a educação, mas a aproxima dos distantes. Evidente que essa atitude não é fácil, pois requer uma multidisciplinaridade de conhecimentos, que não além dos velhos programas de ensino e currículo. A tecnologia tem que ser adequada ao objetivo a ser alcançado. Não é a tecnologia que é capaz de educar, mas apenas é uma ferramenta de auxílio ao educador.

 
At 4:41 PM, Anonymous Anonymous said...

Atualmente, percebe-se uma "corrida" bastante positiva em busca de quilidade e qualificação de profissionais de diversas áreas do conhecimento, principalmente em uma das áreas responsável pela transmissão do saber- a educação.
O que vem ocorrendo a algum tempo é a criação de novos cursos, cujos objetivos é de atender o mercado de trabalho, uma vez que se encontra muito exigente.
A EAD é uma nova proposta de ensino, fundamentada em uma educação tecnológica, onde acredita-se que ela é uma das possibilidades de mundanças nos quadros de déficit de professroes sem qualificação. Diante desse fato,ainda existem professores que acreditam que o computador é mais uma tecnologia que não vai influenciar na formação dos profissionais educadores.Usando a transcrição literal do texto que diz que: no ano de 1991 apenas 35% dos docentes eram mestre e doutores. Em 2002 esse número elevou-se para 54% dos docentes, representando um aumento, entre 1991 e 2002, de 155% no número total de docentes mestres e doutores. Esses dados mostram a pura realidade da efetiva presença da EAD como sendo uma "mola propulsora" da educação e não somente uma promessa para atender a carência educacional, ela é uma realidade presente e nós equanto educadores devos está atento a esta realidade.

 
At 12:29 PM, Blogger Alda said...

A EAD é uma modalidade de educação que está presente na LDB, logo não é um modismo.
Exige uma postura diferenciada de docentes e discentes no processo de aprendizagem como autores da construção de conhecimento.
Alda

 
At 8:23 AM, Blogger UplayOnline said...

Informações agradáveis ... Obrigado por compartilhar!


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At 8:39 AM, Blogger UFA88 said...


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