Tuesday, October 03, 2006

Como deve ser um curso em EAD


Um curso em EAD deve ser avaliado sob os aspectos do seu processo de ensino e organização curricular; da sua equipe, que deve ser multidisciplinar; do material didático utilizado e, sob a ótica da interação entre professores e alunos.
O processo de ensino deve ser voltado para uma aprendizagem como atividade individual, utilizando-se, porém, de uma interface coletiva e colaborativa entre os alunos. O currículo, em sua organização, abrange competências e capacidades específicas de cada área, todavia, possui disciplinas comuns, as quais objetivam garantir a multidisciplinaridade e a integração dos conhecimentos. Nesse particular, a Física, a Química, a Biologia e a Matemática, por exemplo, seriam interligadas em conhecimentos comuns entre elas.
A equipe multidisciplinar constituída de pedagogos, lingüistas, programadores, web designers é fundamental na elaboração de uma proposta pedagógica para um curso em EAD.
A seleção do material didático, tal qual, ocorre em quaisquer modalidades de ensino é imprescindível. A adequação das mídias com a proposta pedagógica e o contexto dos alunos é imprescindível. Não há como se programar um ensino para alunos de uma determinada região, através de computador, onde não exista energia elétrica (em alguns lugares da Amazônia, por exemplo) e/ou internet. A não ser, que ele fique restrito a utilização de Cd-rom. Neste caso, a capacidade de comunicação através de e-mail, ou do bate-papo estaria totalmente comprometida, negativamente.
Em geral, o material impresso e o Cd-rom são suportes básicos. Programas televisivos ou através de rádio, teleconferências, Internet (com utilização de fórum e bate-papo), dentre outros, são fortemente utilizados.
Perceber o nível de interação existente entre os alunos e os professores, na qual exista o respeito e entendimento é um critério importante em qualquer processo de avaliação que objetive determinar o padrão de qualidade de um curso.
A avaliação dos alunos implica na consideração ao seu ritmo próprio e a sua auto-avaliação. Este deve ser um processo contínuo e, portanto, em vários momentos. A avaliação do aluno abrange as avaliações individuais escritas e presenciais (duas por cada período letivo); avaliação individual feita pelo tutor presencial, sob os aspectos da aprendizagem, da motivação e do empenho do aluno; avaliação das atividades de grupo feitas pelo tutor presencial; auto-avaliação, feita pelo aluno, ao final de cada unidade do programa, para possibilitar-lhe o conhecimento do seu próprio desenvolvimento; avaliação final, sob a forma de monografia ou relatório de pesquisa.
Em síntese, sob o ponto de vista da organização e gestão do ensino na modalidade de EAD, a avaliação é um processo amplo que envolve não apenas a verificação contínua da aprendizagem dos alunos, mas, especialmente, a análise detalhada do projeto do curso e das condições de infra-estrutura disponibilizadas pela instituição.

http://www.seednet.mec.gov.br/artigos/materia.php?id=2&codmateria=332 - acessado em 03/10/06

Questão: O MEC expõe como deve ser um verdadeiro curso em EAD... Mas, era essa a visão que você tinha ou tem sobre EAD? Os cursos oferecidos no Brasil seguem os preceitos citados acima?

5 Comments:

At 7:23 AM, Anonymous Adagilza, Ana Alice Morais, Geane Castro said...

Não. A visão que tinhamos sobre EAD,se restrigia a apenas o seu significado,através de estudos realizados percebemos a proporção do significado e chegamos a conclusão que somos leigos no assunto. Nem sempre seguem os preceitos citados ,pois,alguns tutores não possuem qualificação profissional para área especifica em que está atuando.

 
At 7:38 AM, Anonymous Mary Souza e Mariléa Luz said...

Um curso de ead deve ser completo associando qualidade de informações , através de materiais ricos, diversificados, acesso fácil aos meios de comunicação e equipe de criação e acompanhamento competente, criativa, motivada, preparada para executar uma modalidade de educação diferenciada.
Não se pode esquecer a necessidade de encontros presenciais, onde as dúvidas serão discutidas e o conhecimento ampliado.

 
At 7:40 AM, Anonymous VALDECI, LOURDES, BERNADETE said...

Não. antes de iniciar este modulo eramos totalmentes leigas, no assunto. mas com o decorrer das aulas percebemos a grande importancia do que seja a ead, uma modalidade de ensino que tem muito a contribuir para o prgresso educacional no pais. apesar de existirem cursos de EAD e "eads" que nao seguem os preceitos propostos pela LDB.

 
At 7:42 AM, Anonymous DAMIÃO SANTANA CARDOSO said...

A educação a distância tem como um dos objetivos principais promover a formação continuada de professores e profissionais que atuam ou desejam atuar na área de educação.

Daí, a necessidade dessa modalidade de ensino estar voltada na utilização de tecnologias (internet, videoconferência) e encontors presenciais,em prol do bom dempenho de seus alunos.

Um bom curso a distância deve oferecer também uma formação com conograma que busque valorizar o ritmo de aprendizado de cada cursista, para os mesmos saibam façam um bom uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC'S.

A EAD deverá se transformar em um estimulador da vontade do aluno para que o mesmo busque conhecer, pesquisar e aprender.

 
At 10:47 AM, Anonymous Leonardo Leal said...

A visão exposta, na teoria, é bem próxima do que eu imaginava a respeito do ensino na modalidade EAD. É necessário construir um processo que alie o conteúdo, didática e ferramentas tecnológicas, pois somente com esse tripé é possível garantir que os objetivos sejam alcançados no EAD.
Os cursos oferecidos no Brasil acredito por serem ainda recentes, ainda não apresentam um modelo definido, apesar das normas do MEC podem ainda evoluir bastante, tanto tecnologia quanto pedagogia.

 

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